Conceito, você sabe o que é?
Por Julio Capuano
O mercado competitivo que temos atualmente trás para os empresários o dever de guiar suas empresas rumo ao sucesso. Por isso, todos os recursos que esses empresários têm disponíveis devem ser empregados.
Entre esses recursos, a embalagem talvez seja um dos principais e que, muitas vezes, não são foco de atenção das empresas. A embalagem além de ser importante para o armazenamento e transporte corretos, dando maior vida ao produto, também é uma ferramenta de venda.
“As embalagens possuem componentes importantes na construção da imagem e do valor dos produtos de consumo que têm contato direto com os consumidores”, como explica Fabio Mestriner, designer, professor e autor de livros práticos sobre a arte da embalagem.
Eu tive o prazer de participar de um workshop com o Professor Fabio, além de poder afirmar que vejo isso na prática todos os dias. Com mais de 30 anos atuando no ramo da embalagem, passei por todas as etapas de produção das embalagens, desde chão de fábrica até processos de criação. Hoje posso auxiliar empresas e empresários que buscam desenvolver esse conceito por trás das embalagens.
Então, esse texto tem o objetivo de colaborar com quem busca entender sobre tudo que envolve a criação desse conceito por trás da embalagem e, obviamente, a criação da embalagem como um todo. Não sou design ou publicitário, mas minha experiência me permite orientar nesse processo.
Você pode estar começando, buscando um lugar no oceano azul, ou mesmo reposicionando seu produto. Ou quem sabe, está com seu produto bem à frente dos concorrentes, mas entende que deve manter esse horizonte aberto, porque nenhuma vantagem é eterna.
Seguem as dicas:
1 – A embalagem posiciona o produto na corrida pela atenção do consumidor. Por isso o design deve ser o fator determinante. O design ideal vai levar em consideração fatores práticos como armazenamento, produção, economia de material (custo), transporte e exposição do produto, mas também fatores de atração do consumidor no ponto de venda. Esses fatores que determinam a identidade do produto são individuais de cada marca ou mesmo de cada produto dentro de uma linha.
No marketing essa identidade começa no chamado briefing, que é o passo inicial para entender quem é o público, como são seus hábitos e quais as características que para ele são importantes. Nessa fase é comum surgir insights que vão fazer a diferença da embalagem do seu produto no mercado.
2 – Em segundo na lista de fatores importantes para a criação de uma boa embalagem está a comunicação. O que você quer comunicar para o consumidor. Algumas categorias têm obrigação de comunicar alguns fatores, como tabelas nutricionais e ingredientes. Mas se um desses fatores for o que liga seu produto ao seu público, dê destaque à essa informação. Comunicação é o ato de se ligar ao receptor da mensagem, então o que comunica é o fator essencial. Além de se conectar com o público final, a embalagem deve ter em mente o público intermediário, uma vez que a primeira venda deve ser do comprador do varejo.
3 – A comunicação do produto não para com a atenção do comprador. Depois de despertar essa atenção, a embalagem deve conter fatores que encantem o consumidor, despertando nele o desejo de adquirir o produto, ou seja, o encanto e convencimento. A embalagem vai ser responsável por despertar no comprador o desejo de comprar e fazer com que esse comprador aceite pagar o preço que está sendo pedido, ou seja, a embalagem é responsável por agregar valor no preço pedido.
Vale destacar que para cada produto e segmento esse encanto é diferente. Aqui é a alma que se conecta ao comprador.
4 – Uma vez que a embalagem já cumpriu seu papel de armazenar, transportar, oferecer, encantar e vender, vem a hora da magia, quando o produto cria uma conexão com o consumidor. E, a embalagem pode ter papel decisivo nessa conexão. Escolher a embalagem também como forma de uso ou com elementos que o consumidor a utilize para dar vida ao produto pode contribuir com uma maior fixação da marca junto ao público.
Claro, que todos esses fatores devem ser levados em consideração, porém nem todos se aplicam a todos os produtos. Por isso, ter uma equipe ou colaboradores que contribuam para o desenvolvimento desse conceito dentro da sua empresa, ou contar com parceiros gabaritados para isso, pode ser determinante para o sucesso da embalagem.
A Interpack traz a experiência no DNA e estamos à postos para servir quando o assunto é embalagem.